sábado, 12 de novembro de 2011

ACUPUNTURA
A Acupuntura começou há cerca de cinco mil anos atrás, pela observação e a experiência acumulada sobre a interação entre o ser humano e seu estado de saúde com as mudanças da natureza. Consiste na aplicação de agulhas, em pontos definidos do corpo, para obter efeito terapêutico em diversas condições. Ao estimularmos os pontos nos meridianos, estamos movendo a energia, o que elimina os bloqueios e promove melhor circulação de energia, sangue e nutrientes, melhorando o desempenho dos órgãos estimulados nas suas funções física e emocional.
Os pontos e meridianos podem ser estimulados por outros tipos de técnicas, como pelos dedos (Shiatsu, Tui-na, Do-in), por ventosa, pela moxa-bastão de artemísia que promove aquecimento no ponto de acupuntura, além da estimulação por corrente elétrica chamada eletroacupuntura.
Dentre as formas de diagnóstico estão a verificação do pulso, a observação da língua e a temperatura do corpo. Por isso um atendimento baseado no modelo tradicional chinês pode levar de minutos a horas. O terapeuta questiona vários aspectos da vida, como a alimentação, os hábitos e costumes.
Tem efeito analgésico e antiinflamatório, sendo uma ótima ferramenta contra dores; também atua em transtornos psicológicos e no bem estar emocional, nos distúrbios gastrointestinais, ginecológicos, etc.
Pode ser utilizada contra os efeitos  do estresse, distúrbios emocionais,  para tratamento de dores diversos: dores de cabeça, torcicolo, dores nas costas, dores musculares, LER, tensão pré menstrual, diminuição da libido, alergias.


AURICULOTERAPIA
É uma técnica que estimula pontos na orelha, que correspondem a órgãos e funções do organismo. Quando esses pontos são estimulados, o cérebro recebe um impulso que desencadeia uma série de fenômenos físicos, relacionados com a área do corpo. São aplicadas sementes e/ou agulhas na orelha, que estimulam os pontos e promovem equilíbrio ao organismo. As sementes permanecem na orelha com um esparadrapo por uma semana, sendo trocadas regularmente.
Temos então uma modalidade terapêutica totalmente natural e com resultados bastante rápidos.

Não tem efeitos colaterais e não interfere na ação de medicamentos.

Os pontos podem ser trabalhados para tratar diversos problemas, dentre eles:
·         Controle da ansiedade, fome, obesidade;
·         Dores de cabeça, dores na coluna, dores articulares;
·         Insônia, cansaço, estresse, irritabilidade;
·         Acne, TPM;
·         Alergias e tabagismo.


Shiatsu
É um recurso da medicina oriental que utiliza a pressão e manipulação dos pontos e áreas sensíveis do corpo com o objetivo de tratar ou prevenir doenças buscando seu reequilíbrio energético. 
Com uma abordagem terapêutica semelhante à da acupuntura, usa em sua técnica os meridianos ou canais de energia, porém sem o uso de agulhas.
O Shiatsu atua reequilibrando a energia vital (Qi), que circula através do nosso corpo em canais chamados meridianos. Quando o fluxo do Qi é perturbado por lesões, ansiedade ou estresse, há o aparecimento dos sintomas como dores, mal-estar físico e/ou psicológico.
É indicado para o alívio dos estados de estresse, cansaço, insônia, depressão e ansiedade com o objetivo de aliviar dores, promovendo relaxamento e uma sensação de bem estar geral alem de fortalecer o sistema imunológico, melhorando a saúde física e emocional.
Pode ser aplicado em pessoas de qualquer idade e não tem efeitos colaterais desde que aplicado corretamente dentro de seus procedimentos técnicos.
Pode ser aplicado em gestantes a partir do terceiro mês de gravidez, atuando nas dores lombares e problemas circulatórios, desde que o profissional saiba os pontos que deve se evitar na gravidez. 














Nenhum comentário:

Postar um comentário